Buscar
  • lucimar875

Pensamento Lateral: aflorando a criatividade

Quando um problema ou desafio se apresenta, você já se pegou seguindo as alternativas mais óbvias para solucioná-lo? E então, já te pergunto, quando você reage linearmente, no caminho já conhecido, quais estão sendo os resultados?

No mundo regido pela velocidade e a produtividade, estamos programados a reagir de maneira linear, seguindo a tendência e os caminhos já conhecidos. O pensamento lateral chegou para ajudar a fomentar mais respostas criativas para os diferentes cenários da vida.

O pensamento lateral, termo cunhado por Edward de Bono, em Oxford, propõe um novo olhar para as soluções de problemas complexos onde a ordem é: buscar um olhar mais abrangente, criativo para as respostas com uma total eliminação de preconceitos e associando conhecimentos afins para uma nova reconfiguração de respostas.

Bora praticar o pensamento lateral?

Imagine que você esteja preso em um quarto e que existem duas saídas. A primeira leva a uma sala que tem uma porta com um sol. Caso resolva atravessá-la, esse sol irá queimar você em questão de segundos. A segunda saída leva a uma sala que tem um elevador com um rinoceronte dentro…

Me diz, qual saída você escolheria? Perceba que quando um desafio nos direciona para uma decisão binária, no começo, nossas cabeças travam um pouco na busca pela solução.

Bom, nesta situação, você pode escolher sair pela primeira sala ao anoitecer, né? Mas, tenho quase certeza que você talvez estivesse pensamento em enfrentar o rinoceronte, ao invés de fazer perguntas sobre todas as possibilidades.

Isso é pensamento lateral! É um exercício quase diário para aprimorarmos nossas decisões, conectando saberes de contextos diferentes para sermos mais criativos em nossas escolhas de vida. O pensamento lateral é fundamental para a inovação e a complexidade do mundo pós pandêmico.

Como utilizar o pensamento lateral para tomar decisões?

Quando falamos em tomar decisões logo nos acompanha um medo gigante do inesperado após a escolha né? O pensamento lateral pode ser um grande alicerce neste momento!

Se você praticar o pensamento lateral para mapear sua direção na hora de uma escolha, o processo pode ser mais leve e rico de aprendizado.

Vamos descobrir como aplicá-lo:

1 – Liste os prós e contras;

2 – Fale em voz alta qual seria a decisão mais “comum”;

3 – Após ouvir-se, pergunte-se: Por qual motivo estou sendo tão óbvio? Muitas pessoas seguem este caminho, como eu posso fazer diferente?

4 – Estude seu desafio, volte um passo atrás e faça outras perguntas, por exemplo: “Preciso mudar este padrão de comportamento?”, para “Por qual motivo preciso mudar este comportamento?”. Pense no impacto a longo prazo!

5 – Mude a perspectiva! “O que ainda não sei sobre este desafio?”, “Que outros conhecimentos, de fora deste contexto, posso usar para solucionar esta questão?”

Seja para inovar em um produto, entregar um projeto criativo ou solucionar um desafio pessoal, é necessário mudar a perspectiva de seus pensamentos mais comuns. Se você tem tendência em reagir passivamente em situações de crise, talvez seja o momento de você exercitar seu posicionamento mais ativo. Mude a perspectiva dos seus pensamentos!

Agora me conta aqui, o quanto o pensamento lateral é desafiador para você?


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo