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  • Foto do escritorlucimar875

Liderança Acolhedora

Tenho recebido inúmeros pedidos de dicas e ajuda para os líderes no sentido de acolherem suas equipes em home office ou mesmo as que estão no front por exercerem atividades essenciais. Loucura imaginar que um líder, com toda esta pressão vá aprender a ter técnicas e repertório de acolhimento no vapt vupt, quando ele mal está dando conta de segurar a própria onda, concordam?


No entanto, deixo aqui uma dica-ferramenta da Shelly Gable, que é Ph.D em Psicologia Social pela Universidade de Rochester/USA e fez uma importante pesquisa na área de Motivação, Relacionamentos Próximos e Emoções Positivas, tendo vários artigos e prêmios de destaque.


Trata-se de como respondemos as outras pessoas quando elas nos contam algo sobre si mesmas; como “acolhemos” e interagimos na criação de relacionamentos próximos e saudáveis.


Há dois importantes eixos na escuta:

1) Ser Ativo – ou seja, olhar e prestar atenção ao outro quando ele fala. Se for à distância, interagir com sons para que ele perceba que você o ouve. Recomenda-se não interromper a fala do outro, sobretudo se ele estiver emocionado (perceba os sinais não verbais). Dar sinais de que ouve, entende e percebe o que o outro diz é vital para a ressonância emocional e parte importante da Empatia.


2) Ser Construtivo – Trata-se de interagir positivamente com o que o outro diz. Valorizar, Reconhecer, Elogiar, Acolher o Outro. Não se trata de dar respostas, resolver, contar um caso seu igual ou mais complicado do que o que o outro está trazendo. Ex.: “sei bem o que é isso, comigo também , uma vez...”. Não! Mantenha o foco na pessoa. Ex: “Nossa, isso deve estar sendo desafiador para você!”. “Que incrível isso!” . “Eu sinto muito por isso, deve ser difícil para você”.


E então, faça a sua oferta sincera dentro do que você pode dar: “Como eu posso te ajudar?”, “Há algo que você precise?”, “Como você gostaria de conduzir?”, “Quer que eu veja isso para você?” Ou ainda, “Conte comigo. Estarei aqui para te apoiar no que você decidir”


Espero ter ajudado. Me conta sobre suas experiências de Acolhimento. Vou adorar saber.

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