Buscar
  • lucimar875

Job Crafting: Ressignificando o seu Trabalho



Você já se sentiu sem energia para executar suas tarefas profissionais? E com a rotina, sentiu que não consegue mais observar valor em suas entregas? Eu te entendo! Já me vi assim algumas vezes.



Por isso te trago este conceito, o job crafting! Ele pode ajudar a oxigenar este cansaço, pois tem por definição o redesenho do sentido do próprio trabalho, ou seja, você passa a ser coautor de suas atividades e experiências de trabalho.

No entanto, isso só será possível, quando você conseguir atribuir valor, perceber o impacto positivo que seu esforço e dedicação gera ao outro, aos resultados ou ainda, no entorno (clientes, fornecedores, comunidade, etc).

Não é mais sobre tarefas e entregas, mas sobre a diferença que você acredita estar criando no mundo e no seu mundo.

Outro dia, tive uma prosa muito produtiva com um entregador de aplicativo de comida que me disse em alto e bom som: “Eu sou apaixonado pelo que eu faço, quando a comida chega no tempo certo e a pessoa vem com aquele sorriso, é gratificante!”, aquilo me fez ganhar o dia. Olha aí o ressignificado de seu corre!




Por vezes, muitos profissionais não entendem o escopo e o valor de suas funções e desempenham com má vontade, desleixo, desconexão ou péssimo humor.

O job crafting reconfigura todo este contexto em entregar um trabalho de qualidade pensando no impacto positivo que ele irá gerar, você já havia pensado nisso?

Já observaram atendimentos tão distintos de pessoas que trabalham em uma mesma franquia de empresa? O que é diferente do escopo de trabalho? Nada! E qual é a diferença? O impacto que o profissional deseja transmitir!

Quantas vezes, como profissional de RH, tive que buscar energia no impacto do trabalho e passar por toda exigência corporativa, resistências de pessoas, obstáculos burocráticos para entregar o que desejava e que acreditava que me transformaria, porque transformaria o contexto - pessoas e resultados! Isso se chama foco na entrega de valor.

Olha para o que você faz hoje. Pensa no quanto isso ajuda as pessoas, facilita a vida delas. Pensa na cadeia de valor, ou seja, desde que este trabalho começou lá na ponta até chegar em você e de você para o próximo da cadeia, quanto tem de energia, labor e propósito aí. Incrível, né? É esta a ideia do job crafting e isto é muito diferente do job description (descrição do cargo), concorda?

Então, conta para mim, qual é o valor que o seu trabalho gera hoje? O meu é inspirar você a ser sua melhor versão! Conta o seu e vamos ressignificar e reconfigurar as energias por aí!

Bora mudar uns mundos?








0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo