Buscar

Ferramentas para dinamizar treinamento e reuniões


A necessidade de estimular a participação dos treinandes nas atividades de aprendizagem, de engajá-les nas construção ativa do conhecimentos, de promover a inclusão e a partilha de conhecimentos e experiência, tornou-se um desafio constante de 10 entre 10 profissionais da educação. As premissas da aprendizagem social (social learning), da andragogia e da sala de aula invertida, entre outras, nortearam as aulas e treinamentos presenciais.

Com o advento da pandemia e a migração abrupta destas atividades para a modalidade on line, escancarou-se os desafios e deixou à mostra o gap de qualificação neste manejo didático de muitos professores, palestrantes e facilitadores de treinamentos e reuniões, entre outros envolvidos na temática.

Comigo não foi diferente. Entrar em casa, dia 16 de março de 2020, praticamente desempregada – dados que todos os meus trabalhos presenciais foram adiados ou cancelados- e ter que aprender, na marra, como colocar tudo para o mundo virtual, sem perder qualidade, conectividade e aprendizagem, não foi (não está) sendo fácil. Mergulhei nos estudos: livro, palestras, pesquisas, benchmark , muitos grupos com outros profissionais.

Por mais que minhas aulas tenham uma interação bacana, no on line, as coisas estão desafiadoras! Fazer ao treinandes abrirem as câmeras é uma saga. Brinco com os alunos do MBA que dou aula para as bolinhas- referindo-se a forma como aparecem na tela para mim.

Então, pensando nisso, eu resolvi compartilhar com vocês 4 ferramentas que tenho usado para dinamizar minhas aulas e palestras, além de uma dica crucial. Comecemos pela dica!

  • Emoções são contagiosas e o seu entusiasmo também. Para conectar treinandes, na verdade, pessoas, você deve estar animado, entusiasmado, ter brilho nos olhos ao trazer seu tema. Mostre-se empolgado e traga situações do dia a dia para exemplificar. Ninguém – ou poucos- resistem a alguém que ama o que faz e faz com gosto.

O Road Map

em vários modelos e possibilidades, é uma ferramenta que permite uma organização visual dos elementos do aula (curso). Assim como os infográficos, ajudam a definir os pontos principais, dar forco e direção, estabelecer próximos passos e avanços obtidos. Uso bastante. Faço com perguntas chave, com espaço para anotação, com overview. O importante é ser prático e bonito esteticamente.



O Jogo de Ariel é um jogo que eu idealizei para dar ludicidade aos meus cursos de formação de RH Business Partner e uma versão para os cursos de Liderança, que se chama jogo do Eugenio. Composto de tabuleiro, peões, dados, cartas desafios. Pode ser feito em equipe com competição e colaboração. O grupo é dividido em equipes e cada membro, por sua vez, usa dos dados para andar no tabuleiro tirando suas cartas desafios e as respondendo individualmente ou em time. A turma vira criança novamente! Se envolvem e vão em busca das respostas. Uso para quiz, para sínteses , para debates e consenso de respostas e análise e soluções de problemas.


  • O Jamboard é uma ferramenta gratuita do google que permite trabalhos colaborativos e co-criação. Os diferentes grupos podem ver o que os demais estão realizando. A “cola” é estimulada e aceita. Permite que através do link, você possa ir observando que está sendo criado, corrigindo ou ajudando em tempo real ou nos intervalos entre as aulas. Eu uso inclusive, com meus mentorados para que possam ir construindo materiais e eu vá vendo sua evolução entre uma sessão e outra.


  • O mentimeter é uma solução gratuita (tem na versão paga também com bem mais recursos), que serve para enquetes e pesquisas anônimas, on line e em tempo real. Dá aquele tchan no evento porque você pode ir vendo as respostas se movendo na tela. Serve para nuvens de palavras, quizz, escalas, múltiplas escolhas. Muito bacana. Você pode personalizar com imagens e logomarcas. Pode ser acessado por QR Codes ou link. Interessantíssimo.

Espero que estas minhas dicas tenham te ajudado. No entanto, sou também gameficadora e desenho soluções de aprendizagem para sua organização.

Se você curtiu este artigo, me deixa saber e fica comigo.

Também posso te ajudar, através de mentoria, consultoria e treinamentos, a desenvolver estas ferramentas em seus cursos e treinamentos.

E quem sou eu? Sou Lucimar Delaroli, psicóloga, coach e mentora de líderes e de profissionais de RH business partner, trabalhando com desenvolvimento Humano há mais de 30 anos e mudadora de mundos. Me chama e vamos juntos!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo