Buscar
  • lucimar875

Dicas para Trabalhar Home Office

De repente você foi devolvido para casa por forças alheias à sua vontade, e precisa começar a trabalhar remoto ou em home office. Se tem filhos ou crianças, eles estão em home schooling. É meu amigo, minha amiga, não ficou fácil para ninguém! Você até se sente culpado por estar ensandecido com o home office, sendo que há tantas pessoas que já perderam ou perderão, em breve, seus trabalhos; além do privilégio de poder estar trabalhando de casa, enquanto tantas outras pessoas estão se expondo em atividades essenciais. Fica aqui, antecipadamente, nosso agradecimento a estes profissionais que se arriscam por nós e nosso sincero pesar para àqueles que estão tendo tantas perdas neste contexto. Desejos e esperança que o melhor advenha rapidamente.


O fato é que, não importa o quão capacitado tecnicamente você seja, neste contexto de incertezas, imprevisibilidades, de mudanças constantes e radicais, se você não tiver as soft skills corretas, ou seja, às competências sócio emocionais comportamentais adequadas, o trabalho remoto será um super desafio para você.

E quais são estas soft skills? Disciplina, Foco, Concentração, Resiliência, Negociação, Planejamento, Capacidade de lidar com Conflitos e Administrar Relacionamentos, entre outras. Todas elas ligadas às funções executivas do nosso cérebro racional (neocórtex).


Então, vamos conversar sobre como buscar um maior equilíbrio de tempo entre os diferentes papéis e demandas em trabalho remoto? Para isso o Planejamento e a Disciplina serão vitais.


Vamos pensar em blocos de atividades e papéis: Trabalho, Estudo, Filhos/Crianças, Cuidados com a Casa, Interação Social e Saúde Mental.

Liste o conjunto de tarefas a serem realizadas em cada um destes blocos. Lembrando que você será interrompido por imprevistos, já que tudo é muito novo e as rotinas foram quebradas, exigindo rearranjos e muita flexibilidade. Desta forma, não imagine que você terá mais de duas horas seguidas para realizar cada conjunto de atividades. Melhor programar tempos de 30 minutos. Por exemplo: 30 min trabalhando. Interrompe para emergências e imprevistos – 15 min. Mais 30 minutos. Ou seja, organize o tempo em blocos por tema e vá caminhando pouco a pouco em cada área ou pilar.


Cuide da organização do espaço de trabalho: conforto (possível), ergonomia, iluminação, infra estrutura de internet e telefone, privacidade e cenário ou seja, o que aparece se for necessário fazer uma vídeo chamada.

Cuide das Interações sociais: com seus familiares, seu time de trabalho e vida social. Planeje tempo para fazer coisas juntos, conversarem e se apoiarem. Negocie com a família a necessidade de privacidade e assegure que todos terão autonomia para executarem suas responsabilidades sem precisarem de você. Qual horário as crianças estarão sozinhas, ou o/a companheiro/companheira estará de plantão com as atividades domésticas e cuidados com a família. Hora de super exercitar a negociação, a conversa, as reuniões de compartilhamento. Se possível, mantenha as agendas de tarefas e tempos à vista para que todos possam consultar. Lembre-se de apoiar, elogiar, ensinar e acompanhar. Todos estão estressados com as mudanças de rotina. As emoções são contagiosas e o oposto disso é a toxicidade do ambiente. Cuide de ter uma convivência harmônica!


A parte que todos acabamos negligenciando, mas que pode te gerar grandes prejuízos, é o cuidado consigo, com sua saúde integral. O pior que pode te acontecer agora é adoecer, concorda?


Cuide de seu corpo- alimentação, sono, atividade física, beber água, tomar sol. Cuide de sua mente-relaxar, ter atividades de lazer e de interação social virtual que nutram seu coração, lhe dê sensação de amparo, te ajude a gerar neuroquímica boa de bem estar. Gere emoções agradáveis. Cerque-se de coisas que lhe tragam alegria: lembranças, objetos, experiências. Tenha momentos de privacidade. Aprenda a gerar bons pensamentos, respirar, meditar, orar ou apreciar às boas coisas da vida – a isso chamamos de savoring ou contemplação.


Lembre-se que o Bem Estar é criado na mente. Pode ser desenvolvido com ações intencionais e que não são as circunstâncias de vida que nos trazem a felicidade; mas a felicidade é que determina a forma como olhamos as circunstâncias da vida.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo